Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chá verde protege mais a saúde do que se pensava





Beber chá verde com regularidade pode ajudar a proteger o cérebro de certos tipos de demência, entre elas o Alzheimer, afirmaram nesta quinta-feira cientistas da Universidade de Newcastle, na Austrália. O novo estudo, publicado pelo jornal científico 'Phytomedicine', mostra que a bebida também pode ser uma poderosa aliada contra certos tipos de câncer.
Na pesquisa liderada pelo cientista Ed Okello, os pesquisadores queriam descobrir como o chá verde protege a saúde humana. Diversos estudos apontam que este tipo de chá ajuda a equilibrar fuções do metabolismo, facilita a eliminação de toxinas e pode auxiliar nas dietas de emagrecimento.
Os pesquisadores descobriram que as propriedades do chá verde são potencializadas durante a digestão porque são quebradas em centenas de moléculas menores. Segundo Okello, nem todos os alimentos, mesmo os ricos em vitaminas e minerais, são bem aproveitados pelo sistema digestivo.
- Percebemos que, após a digestão, as substâncias benéficas do chá verde ficam ainda mais potentes contra o Alzheimer. Também descobrimos que as propriedades do chá têm ação anti-tumoral e poderá nos ajudar a descobrir novas formas de combater o câncer.
Duas substâncias têm um papel chave no desenvolvimento do Alzheimer, o peróxido de hidrogênio e uma proteína conhecida como beta-amilóide. Estudos feitos anteriormente já mostraram que os polifenóis, um poderoso antioxidante do chá verde, têm propriedades neuroprotetoras, impedindo que essas substâncias se fixem no cérebro.
- Temos que ter cuidado com as alegações de que certos alimentos, suplementos ou bebidas fazem bem à saúde. No processo de digestão, suas propriedades podem acabar não sendo aproveitadas. Como o chá verde, felizmente vimos o contrário acontecer.
Agora, os cientistas querem descobrir a quantidade ideal que deve ser consumida para as pessoas realmente perceberem um efeito protetor.
- O chá verde tem sido usado por séculos e pode ajudar a combater algumas doenças da modernidade. Mas é claro que um alimento isolado não vai fazer a diferença na saúde. O ideal é investir também na alimentação, nos exercícios e nos exames preventivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário