Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

Centro Regional de Oncologia faz 500 atendimentos por dia em Fortaleza

Segundo os médicos, 70% chegam com a doença em estágio avançado. Centro funciona de segunda a sexta com 35 médicos nos três turnos. 

O Centro Regional de Oncologia (Crio), em Fortaleza, faz 500 atendimentos por dia e 10 mil por mês. A maioria dos pacientes vêm do interior do Estado e estão em tratamento contra o câncer, 98% dos atendimentos são para pacientes do SUS.
Segundo os médicos, 70% chegam quando a doença já está em um estágio avançado. A falta de informação é apontada como a principal causa da gravidade dos casos.
Entre os homens, o câncer de pulmão e de próstata são os mais comuns; e nas mulheres, o câncer de mama e o de colo do útero. Para dar conta da demanda, o Crio funciona de segunda a sexta com 35 médicos trabalhando nos três turnos.

Casa de apoio ajuda no tratamento
Para facilitar o tratamento de quem mora longe, uma casa de apoio oferece hospedagem. São 46 vagas e atualmente a casa abriga 23 pacientes que só vão voltar para casa depois de tratados.
Outra referencia no Estado é o Hospital do Câncer, que por mês chega a atender 19 mil atendimentos, entre consultas, exames e tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário