Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Câncer de Cabeça e Pescoço conheça mais sobre o assunto

O QUE É?
Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer. Os cânceres de cavidade oral e laringe são um dos tumores mais comuns dessa região, e mais de 60% deles ocorrem na glote.

ANATOMIA
Consideramos tumores de cabeça e pescoço aqueles que se originam nas seguintes estruturas anatômicas.



* Cavidade oral
Inclui lábios, língua, assoalho da boca e palato – que se divide em mole e duro –, mais conhecido como céu da boca;

* Seios da face
Maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais;

* As três porções da faringe
Nasofaringe (atrás da cavidade nasal), orofaringe (onde se encontra a amígdala e a base da língua) e hipofaringe (porção final da faringe, junto ao início do esôfago);

* As três porções da laringe
Supraglote, glote e subglote;

* Outras estruturas
Glândulas salivares, vasos sanguíneos, músculos e nervosa região e a glândula tireoide (que será discutida em outro capítulo).

Crescimento local do câncer de cabeça e pescoço. Note que o câncer, ao crescer, passa a invadir os tecidos da vizinhança e, em fases mais avançadas, suas células podem migrar para os linfonodos cervicais.


HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

Em suas fases iniciais, o câncer de cabeça e pescoço costuma ter crescimento lento. Pode se instalar já como lesão maligna ou se originar a partir de lesões pré-malignas (leucoplasias e eritroplasias). Com o crescimento, o tumor primário invade os tecidos da vizinhança .


Nas fases mais avançadas suas células podem migrar para os linfonodos cervicais e cair na circulação sanguínea, atingindo órgãos distantes: pulmões, fígado, ossos etc.

Os tumores que crescem nesses locais são constituídos pelas células do órgão que lhes deu origem e devem ser tratados como tais.

TIPOS DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
Crescimento à distância do câncer de cabeça e pescoço. Note que o câncer pode comprometer órgãos distantes, como pulmões, fígado, ossos etc.


* Carcinoma epidermoide
É o tipo mais comum, responsável por mais de 90% dos casos, e também o que guarda relação mais clara com o fumo e o álcool. Origina-se nas células que recobrem a mucosa de toda a região da cabeça e do pescoço.

* Carcinoma adenoide cístico e carcinoma mucoepidermoide
São responsáveis pela maioria dos tumores das glândulas salivares.

* Tipos mais raros
Os demais 5% incluem tipos bem mais raros: sarcomas, linfomas e adenocarcinomas.

Fonte: vencerocancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário