Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ASSOCRIO promove Passeio Cultural aos pacientes do CRIO

O Grupo de Apoio Cabeça e Pescoço da Associação dos Amigos do CRIO - ASSOCRIO, realizou nas manhãs de terça-feira (11/11) e quarta-feira (12/11) passeios na Casa José de Alencar e na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará - EAMCE. O referido passeio foi destinado aos ex-pacientes e pacientes do Centro Regional Integrado de Oncologia - CRIO.

São realizados dois passeios por ano, com o intuito de promover ao pacientes lazer, cultura, socialização e aliviando um pouco a rotina diária de exames, consultas médicas, radioterapia e quimioterapia.

Sobre A Casa José de Alencar
Passando pela movimentada Avenida Washington Soares, avistamos um espaço verde que respira tranquilidade e cultura: estamos falando da Casa de José de Alencar.
A Casa de José de Alencar está situada no Sítio Alagadiço Novo, no bairro de Messejana, Fortaleza-CE e foi adquirido em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, pai do escritor cearense José de Alencar, personagem principal da nossa história. Por nove anos, este espaço foi o lar do escritor, autor dos mais renomados títulos da Literatura Nacional, com destaque para as obras “Iracema” e “O Guarani”, que foram fortemente influenciadas pelas belezas naturais do estado do Ceará.
Em 1965, durante a gestão do reitor Antonio Martins Filho, a Universidade Federal do Ceará adquire o sítio e o mantém até hoje. Passeando pelos espaços, o visitante pode aprender sobre a obra do escritor, ver a história do livro Iracema contada por imagens e saber mais sobre escravidão e cultos afro-brasileiros. A visitação é gratuita..

Sobre a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará
Sob o título de Companhia de Aprendizes-Marinheiros, a Escola foi criada em 26 de novembro de 1864, mas foi instalada somente em 26 de fevereiro de 1865. Funcionou, inicialmente, com um pequeno número de aprendizes, em modesta casa da antiga Rua da Praia. Transferiu-se, posteriormente, para um prédio, tipo barracão, situado próximo ao Poço da Draga, antigo porto da cidade de Fortaleza, local onde atualmente funciona a Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ).

A formação do Aprendiz-Marinheiro compreendia o curso primário e os elementos profissionais, estritamente necessários ao desempenho do serviço de bordo. Por ocasião da Guerra do Paraguai houve uma ampliação das instalações com a finalidade de formar 300 aprendizes/ano para atender a demanda da Esquadra à época. No início do século, especificamente na data de 01 de outubro de 1908, e já com a denominação de Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, foi transferida para Jacarecanga, onde passou a ocupar um prédio de dois andares. 







































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário