Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Câncer de mama em homens: pesquisa indica que doença é detectada tardiamente



Para prevenir esse problema, especialista recomenda prática de atividades físicas regulares por, no mínimo, meia hora diária

Você sabia que os homens também sofrem de câncer de mama? Apesar de pouco frequente - 1 homem para cada 100 mulheres é diagnosticado com a doença - esse problema merece atenção. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Texas, publicada na edição de dezembro do American Journal of Roentgenology, os tumores nas mamas são identificados tardiamente nos homens, o que pode dificultar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento.

O estudo avaliou 244 homens entre 19 e 80 anos. Destes, apenas 57 haviam feito exames no pré-operatório. Apesar do check-up preventivo não ser indicado com frequência para os homens nos consultórios, justamente devido à baixa incidência do problema, eles podem - e devem - estar atentos a qualquer alteração nas mamas. “É mais fácil detectar um nódulo no homem do que na mulher. Depois do exame clínico é que serão recomendados a mamografia e o ultrassom”, diz Luís Henrique Gebrim, mastologista da Unifesp.


E como prevenir o problema? Segundo Gebrim, o melhor a fazer é se exercitar. “A mesma recomendação para prevenir o câncer de próstata vale para o de mama: 30 minutos de atividade física por dia”, fala. Com isso, evita-se que os hormônios sejam depositados nas células de gordura.


Outra medida é não usar anabolizantes, uma das causas da doença nos homens. Já os que apresentam ginecomastia (mamas grandes), causada principalmente por causa da obesidade, também merecem atenção. Gebrim diz que, apesar do problema não estar diretamente ligado ao surgimento do câncer, o diagnóstico pode ser mais difícil neste caso. 

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário