Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Campanha de conscientização alerta mulheres sobre o câncer de colo de útero

Terceiro tumor mais freqüente entre as mulheres e a quarta causa de morte
de mulheres por câncer no Brasil.

 
O Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO, promove nos próximos dias (23 a 30/01) a Semana de Campanha interna sobre a Conscientização do câncer de colo de útero. A referida campanha será realizada na própria instituição e abordará o tema: “Prevenção é o melhor remédio”, por meio de informativos distribuídos na Instituição, além de divulgação nas redes sociais e nos flanelógrafos espalhados no hospital em diversos setores.
 
Voltado para pacientes, visitantes, acompanhantes e comunidade que passam por nossa instituição, a campanha visa provocar no público feminino, reflexão sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença. A campanha será realizada na Rua Francisco Calaça, 1300 – Álvaro Weyne.

Segundo o Instituto do Câncer – INCA, o câncer de colo de útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital transmitida por este vírus é bastante freqüente e na maioria das vezes não causa sintomas visíveis. Entretanto, existem casos, os quais ocorrem alterações celulares que poderão progredir para o câncer, caso não seja diagnosticado precocemente. O exame preventivo, também conhecido como Papanicolaou, pode detectar a doença e na totalidade dos casos são curáveis.
Segundo o INCA, é o terceiro tumor mais freqüente entre as mulheres, atrás do câncer de mama e do colorretal e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O país avançou em sua capacidade de realizar diagnóstico precoce, tendo em vista que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença em estágio avançado. Atualmente 44% dos casos são de lesões precursoras do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário