Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dicas para evitar o aparecimento de varizes

Descubra quais são as principais causas das varizes, confira algumas dicas para evitar esse problema e veja qual é o melhor tratamento



Não é preciso perder a cabeça com as varizes, elas podem ser evitadas e tratadas. Ao menos um terço das brasileiras tem varizes. Os primeiros microvasinhos geralmente surgem na adolescência, vão crescendo e só passam a incomodar mais tarde. Mas o uso de anticoncepcionais e o sedentarismo - além, claro, da preocupação em ter pernas bonitas - estão antecipando o problema e a busca por tratamento. Quem diz isso é Solange Evangelista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. O que os especialistas recomendam é tratar logo que os primeiros vasos aparecerem - ou mesmo antes disso se os pais tiverem varizes. "Por meio de um ultrassom vascular [doppler], dá para avaliar se existe predisposição e já iniciar um tratamento preventivo", diz o angiologista Edson Amaro. Há medidas para evitar o problema que são fáceis de adotar.
 
 

Se precisar, trate
Apesar de a motivação para combater as varizes geralmente ser estética, o tratamento delas deve ser feito por um médico. Procure um angiologista que vai analisar o seu caso e estudar a melhor forma de deixar suas pernas bonitonas. Algumas das opções são cirurgia, laser e escleroterapia química - que é o tratamento mais utilizado atualmente e consiste na aplicação de uma substância que "seca" a veia saliente. É comum serem necessárias várias sessões e a pele ficar arroxeada por alguns dias.

 
Mas existem alguns cuidados extras que podem ser tomados. Veja quais:
- Evite o uso de saltos altos, pois eles atrapalham a circulação do sangue.
- Consulte um médico e peça orientações específicas se for iniciar o tratamento com a pílula anticoncepcional.
- Evite o hábito de carregar pesos. Se isso for inevitável, procure alternativas como carrinhos com rodinhas, por exemplo.
- Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se isso for inevitável, levante-se regularmente para liberar a circulação sanguínea.
- Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conseqüencia, a sua dilatação.
- Evite permanecer em lugares quentes por muito tempo, como em saunas, sessões de bronzeamento ou banhos quentes, porque também provocam dilatação dos vasos.
- Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração.
- Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um angiologista.
 
 
Fontes: terra.com e mdemulher

 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário