Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de março de 2014

QUINOA PARA ALIVIAR A ENXAQUECA

Boa fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina, e que favorece a disposição, o bom humor e ajuda a afastar as dores de cabeça. Veja mais benefícios da quinoa



Poucos alimentos possuem a capacidade de melhorar os atormentadores estados de crises provocadas por cefaleias; em geral, a maioria deles é apenas preventiva. A quinoa é uma dessas raras exceções e pode ser encarada como um “remédio natural”. Ela é rica em riboflavina, a vitamina B2, detentora de proteínas completas, isto é, contêm todos os nove aminoácidos essenciais que formam as proteínas. “Quinoa é um cereal rico em aminoácidos, sendo assim, esses ajudam na saúde do sistema nervoso central, fazendo com que as sinalizações nervosas funcionem de forma adequada”, explica a nutricionista Juliana Rossi, da clínica Equilíbrio Nutriocional. A vitamina B2 aumenta ainda a energia das células cerebrais, que costumam se apresentar em baixa nas pessoas com cefaleias.

De acordo com estudos, a quinoa tem resultados comprovados na melhora de crises de enxaqueca. “Possui também magnésio, um mineral que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, impedindo a constrição e a dilatação próprias desse tipo de dor de cabeça”, informa a médica nutróloga Valéria Goulart, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). As vantagens dessa sementinha não param por aí: “sendo a quinoa uma importante fonte de manganês, ferro, cobre e fósforo, torna-se especialmente eficaz no tratamento e prevenção de enxaquecas, diabetes e até aterosclerose”, enaltece a nutricionista Juliana Rossi.

Modo de usar
Pouco calórica, fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico (aquele que demora mais para ser digerido), vitaminas, minerais e gordura saudável, a quinoa pode ser consumida sob a forma de semente cozida ou de farinha. Na primeira versão, fica agradável em saladas, sopas, frutas e leite. Já a farinha de quinoa rende saborosos pães, tortas e bolos.

História fantástica de um grão 

Olhando, é difícil imaginar que o grãozinho redondo, do tamanho de um gergelim, foi eleito pela Academia de Ciências dos EUA e pela Organização das Nações Unidas (ONU ) o alimento vegetal mais completo e perfeito do planeta. Aliás, de fora do planeta também: a Nasa, agência espacial americana, escolheu a quinoa como uma das bases da alimentação de seus astronautas em vôos de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo. Plantada há mais de cinco mil anos nos altiplanos da Cordilheira dos Andes, a quinua era chamada pelos antigos incasde chisiya mama, que em quíchua significa “mãe de todos os homens”. O grão, que chegou ao Brasil em 2004, é importado diretamente do deserto Uyuni, nos Andes bolivianos. O local fica a 3.800 metros acima do nível do mar e, no inverno, a temperatura pode atingir 30 graus negativos.

Fonte: Revista Saúde/Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário