Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Saiba como cuidar da pele na hora de pegar sol

Sol - Cuidados que devem ser tomados com a pele
 

Muitas pessoas aguardam ansiosamente pelo verão, momento de ir à praia e tirar a tão indesejada "cor de escritório". É importante, porém, estar alerta sobre os perigos que a exposição solar excessiva e desprotegida pode causar à saúde. A primeira grande informação é que proteger a pele do sol deve acontecer durante o ano todo - e não apenas no verão, devemos passar filtro solar diariamente, seja na cidade ou na praia. Também é importante estar ciente sobre os horários em que os raios solares são mais agressivos (e evitá-los). Entre 10h e 16h recomenda-se evitar a exposição ao sol.

Neste espaço separamos conteúdo especial sobre os cuidados que devem ser tomados com a pele. Muitos casos de câncer de pele associam-se à exposição excessiva e desprotegida ao sol. Informe-se e, o mais importante, cuide-se!

Quando devo começar a usar filtro solar no meu bebê para protegê-lo do sol?
É comum ouvirmos que o uso de filtro solar em bebês com menos de seis meses não é recomendado. Porém, um estudo da American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) reverteu tal afirmação. A instituição definiu que não há problemas em utilizar filtro solar em bebês, inclusive se o uso é realizado apenas em pequenas áreas do corpo (que geralmente não são protegidas por roupas), como as mãos e rosto.

De qualquer forma, é recomendado que os pais evitem a exposição direta do bebê ao sol, pois sua pele é fina e extremamente sensível à radiação solar. A exposição excessiva pode gerarqueimaduras, sardas, manchas e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele na vida adulta. Desta forma, mesmo que seja aconselhado o uso de filtro solar em bebês com menos de seis meses, é importante que os pais não os deixem sob o sol, mas sempre tentem protegê-los ao máximo, evitando, por exemplo, horários em que os raios solares tendem a ser mais fortes (geralmente entre 10h e 16h).

Confira outras dicas para manter seu bebê protegido do sol
Use um protetor solar que seja a prova d’água com fator mínimo de 30 e que ofereça proteção contra os raios ultravioleta (UV). Certifique-se destas características antes de comprar o produto. Os protetores escolhidos para passar nos bebês devem ser antialérgicos, inodoros e sem substâncias químicas. A quantidade de protetor aplicado na pele do bebê é muito importante. Aplique o protetor em todo o corpo da criança e em seguida repita a aplicação. Assim, você consegue duplicar a quantidade e oferecer uma proteção segura.

·         Lembre-se de reaplicar o filtro solar a cada 2 horas ou, caso seja necessário, com maior frequência, em situações em que seu bebê tenha entrado na água ou esteja transpirando muito.  Lembre-se de passar o filtro solar pelo menos 30 minutos antes da exposição solar. Use o protetor solar mesmo se o dia estiver nublado. As roupas não são suficientes para absorver todos os raios UV que podem prejudicar a pele de seu bebê.

·         Evite exposição em horários em que os raios solares estão mais fortes, o que acontece geralmente entre 10h e 16h. Além do protetor, use também acessórios que protejam, como chapéus, bonés e mangas longas. E procure ficar em regiões de sombra (use guarda-chuva, ou busque a sombra das árvores). Incentive seus filhos mais velhos a usarem óculos escuros que possuam proteção contra raios ultravioleta.

Tenho risco de desenvolver um melanoma?
Você pode ter um risco aumentado de desenvolver câncer de pele melanoma se tiver pelo menos cinco dos critérios abaixo:


·         Pele, Cabelos e Olhos Claros - A pele clara , cabelo loiro ou ruivo e os olhos azuis fornecem menos proteção contra os raios ultravioleta (UV), no entanto, ter a pele, cabelos e olhos escuros não eliminam o risco.

·         Câmara de Bronzeamento - Antes dos 30 anos, esta prática aumenta em 75% o risco de câncer de pele melanoma.

·         Radiação Ultravioleta - Seja de fontes naturais ou artificiais, limitar à exposição aos raios UV diminui o risco de ter câncer de pele melanoma.

·         Histórico Familiar - Se um ou mais familiares foram diagnosticados com câncer de pele melanoma, isto aumenta o risco para a doença.

·         Queimaduras Solares - Apenas uma queimadura com bolhas em uma idade jovem dobra suas chances de ter câncer de pele melanoma.

·         Pintas - Indivíduos com uma grande quantidade de pintas espalhadas pelo corpo possuem um risco aumentado de câncer de pele melanoma.

·         Diagnóstico Prévio de Melanoma - Um diagnóstico prévio de câncer de pele melanoma aumenta o risco de uma recorrência.

·         Sistema Imunológico - Certos tipos de câncer e doenças que debilitam o sistema imunológico podem aumentar o risco de câncer de pele melanoma.

·         Câncer Prévio - Se você foi diagnosticado com carcinoma basal ou carcinoma de células escamosas no passado, você possui maior risco.

·         Idade - O melanoma é mais comum em homens com mais de 50 anos de idade (mais comum do que câncer de próstata, pulmão e colorretal). O câncer de pele melanoma é o segundo câncer mais comum em adolescentes e é o tipo mais comum de câncer em adultos jovens.
Converse com seus familiares e com seu médico sobre os seus fatores de risco e os passos que podem ser tomados para evitar a doença.

Atenção: O câncer de pele melanoma é a principal causa de morte por câncer em mulheres de 25 a 30 anos e a segunda causa de morte por câncer em mulheres de 30 a 35 anos.


5 Erros comuns na hora de passar o filtro solar
Aplicar o protetor solar corretamente é fundamental para a prevenção do câncer de pele
Todos nós sabemos que o uso regular de filtro solar é uma das melhores formas de prevenir o câncer de pele. Porém, muitas pessoas ainda cometem erros na hora de aplicar o protetor e se enganam ao acharem que estão protegidas dos raios solares. Passar o filtro corretamente e seguir as instruções da embalagem (e do dermatologista) são fatores-chave para estar, de fato, protegido do sol. Confira abaixo os erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de aplicar o filtro solar:

1. Passar o protetor solar APÓS sair de casa
O protetor solar deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição solar, para que possa ser absorvido pela pele. Geralmente, os rótulos informativos das embalagens sugerem que seja utilizado no mínimo 30 minutos antes do contato com o sol.

2. Aplicação de quantidade escassa
Especialistas recomendam que adultos devem usar cerca de 30 g de protetor solar para uma proteção adequada. Lembre-se que todas as partes que ficarão expostas ao sol devem ser protegidas. Muitas pessoas se esquecem de passar protetor na face, orelhas, pescoço e pés.

3. Não reaplicar após nadar ou suar
Se o protetor solar não for resistente à água ele sairá quando você entrar no mar, piscina ou quando transpirar em excesso e, assim, é necessário se secar e aplicar novamente. Mesmo aqueles protetores que são a prova d’agua oferecem uma proteção falha após sofrerem contato com a água.

4. Aplicar apenas uma vez ao dia
Muitas pessoas acreditam que uma única aplicação é suficiente para deixar a pele protegida durante todo o dia. Isso não é verdade. Geralmente, é preciso que haja uma reaplicação a cada 2 horas ou após se exercitar e/ou entrar na água.

5. Usar filtro solar só em dias de sol
O filtro solar deve ser utilizado tanto em dias ensolarados quanto nublados, uma vez que os raios ultravioleta (UV) podem afetar as pessoas também quando o tempo está nublado. É importante lembrar que todas as pessoas têm risco de desenvolver câncer de pele devido à exposição aos raios UV. Assim, é fundamental usar o protetor solar independente da estação do ano ou da cor da sua pele.

Fonte: Onconguia

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário