Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

4 de fevereiro Dia Mundial do Câncer, a ASSOCRIO faz parte dessa luta



Neste dia 4 de fevereiro, dia mundial do Câncer, a ASSOCRIO – Associação dos Amigos do CRIO, vem se unir a todos por meio das redes sociais, com o objetivo de alertar sobre a doença, ocasião em que lembra as formas de prevenção, tratamento, além das questões sociais, econômicas e políticas apresentadas por muitos que vivem essa realidade. O dia é marcado para que as pessoas fiquem atentas a importância da prevenção e desvendar muitos mitos, já que a enfermidade é responsável  por muitos caso de morte no mundo.

A data foi gerada pela UICC – União Internacional de Controle do Câncer, com o intuito de evitar milhões de mortes em todo o mundo e aumentando a consciência das pessoas quanto a doença, sendo também uma maneira de pressionar o governo a tomar decisões eficazes. Segundo o FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, o qual a ASSOCRIO é associada, vem neste ano levar a mensagem do Dia Mundial do Câncer, focando em derrubar quatro mitos sobre a doença existentes em todo o mundo, para assim alastrar o conhecimento sobre o câncer.

Segundo o Instituto Oncoguia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a estimativa para 2030 é uma incidência de aproximadamente 27 milhões de novos casos de câncer, 17 milhões de mortes decorrentes da doença e 75 milhões de pessoas vivendo com a enfermidade. Por isso é preciso agirmos agora, já que o parecer é bastante preocupante.

Apesar de estarmos em um mundo coberto de tecnologias, as pessoas temem até mesmo pronunciar a palavra câncer, sendo importante o conhecimento sobre o caso para que possa haver a prevenção e os cuidados devidos. A ASSOCRIO faz parte desse movimento e apoia a luta contra o câncer.

Mitos sobre o câncer:

Mito 1) Não é necessário falar sobre o câncer
Mito 2) Não existem sinais nem sintomas de câncer
Mito 3) Não há nada a fazer contra o câncer

Mito 4) Não tenho direito de receber os cuidados de saúde para o câncer.

Mais informações pelo site:  femama.org.br/diamundialdocancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário