Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dia Nacional da Mamografia alerta mulheres para a realização do exame e diagnóstico precoce

A Assocrio – Associação dos Amigos do CRIO estimula, aproveite a data para realizar seu exame! Procure seu médico e solicite sua Mamografia!


Dia 5 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional da Mamografia. A Assocrio tem o objetivo de conscientizar as mulheres a tomarem medidas de prevenção para a doença. A realização do exame é uma medida cabível de sobreaviso e diagnóstico precoce. Segundo o Instituto Oncoguia, o câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres a partir dos 55 anos de idade, mas também pode acometer mulheres jovens.

É importante que a mamografia seja realizada anualmente para as mulheres de 40 anos ou mais e a partir de 70 anos, depende da solicitação do médico, já para as mulheres com casos de risco na família o exame pode ser feito anualmente a partir dos 35 anos. Cerca de 85% das mulheres que tem câncer de mama, não existem casos na família.

O câncer, também conhecido por neoplasia maligna, é o nome de um dos muitos grupos de mais de 100 patologias e são formadas por células irregulares, que se dividem e são geradas de maneira descontrolada, invadindo outras células, tecidos e órgãos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 576.580 novos casos em 2014. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

No ato do exame, a mama é comprimida, para que seja possível visualizar algum nódulo, caso exista. Para diminuir algumas dores que são causadas em decorrência da mamografia, o exame deve ser feito entre o 5º e 10º dia, após o ciclo menstrual. Lembrando que toda paciente atendida pelo Sistema Único de Saúde – SUS tem direito ao exame gratuitamente e para quem tem convênios, o próprio plano de saúde cobre a mamografia.

Veja dicas que ajudam na prevenção:
- Alimentação saudável, variando entre frutas, verduras, legumes, cereais integrais e feijão são alimentos defensores.


- Prática de atividades físicas diariamente, como: caminhada, algum tipo de dança, andar de escadas, cuidar da casa, entre outras.

Um comentário: