Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO E QUE NÃO CONTÊM LEITE

Não é muito fã de leite e derivados? Veja outros alimentos que podem ajudar a completar a sua dose diária de cálcio e previna-se contra a osteoporose

O cálcio é fundamental para a boa saúde dos ossos. Algumas pessoas, no entanto, não toleram bem o leite e seus derivados, alimentos riquíssimos nesse mineral. Por sorte, existem outras opções naturais para o consumo dessa substância essencial para a prevenção da osteoporose, doença que deixa os ossos porosos e frágeis à fraturas.
A quantidade diária de cálcio deve girar em torno de 1.200mg, e, depois da menopausa, a mulher precisa de 1.500mg diariamente. Na terceira idade, o ideal é consumir 1.600mg por dia.

- Sardinha: Assim como outros peixes de água fria, a sardinha é rica em ácidos graxos ômega-3 (EPA e
DHA), reconhecidos por seu poder antioxidante, anti-inflamatório e antiaterosclerótico. “Esses ácidos aumentam a atividade cerebral, modulam a hiperatividade e a depressão e ainda melhoram o desempenho cognitivo”, explica a nutricionista Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional. Isso tudo porque a gordura do bem, da qual a sardinha é uma das mais ricas fontes, serve para encapar os neurônios, protegendo-os e facilitando a comunicação entre eles. “O cérebro humano é constituído de 65% de gordura, sendo a maior parte composta por DHA, substância fundamental para a constituição do córtex cerebral”, diz a nutróloga Jane Corona.

- Gergelim: A melhor forma de consumir a semente é na forma integral; crua e com casca. O gergelim
umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorroidas.
Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar suco desintoxicantes com gergelim para tratar este problema. 

- Laranja: É uma rica fonte de ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar. Contém também uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, etc. Pode ser de grande ajuda em muitas doenças, como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, escorbuto, doenças do coração e úlcera estomacal. Além disso, contém antioxidantes, que são eficazes na proteção do organismo de radicais livres nocivos.

- Linhaça: Rica em fibras e minerais, a linhaça também é fonte de ácidos graxos ômega-3 (semelhantes
aos achados nos peixes gordos). Tem efeito anti-inflamatório, ativa o intestino, melhora a pressão arterial e ajuda a regularizar as taxas de colesterol. Segundo um grande estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, em 2009, ela derruba o LDL, colaborando para evitar as temidas obstruções nas artérias. 



Fontes: A nutricionista, Ig, Viva saúde, Infoescola e Revista Viva Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário