Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Perguntas e Respostas:

O que é Colo do Útero?
O útero é um órgão fibromuscular em forma de pera invertida, localizado na cavidade pélvica. O colo do útero apresenta forma cilíndrica, com comprimento variável entre 2,5 e 3 cm. Em sua extremidade superior tem continuidade com o útero. A extremidade inferior, cônica, termina fazendo protrusão na porção superior da vagina.

Como é feito o diagnóstico do câncer de colo do útero?
O diagnóstico é, predominantemente, clínico. A coleta periódica do exame citopatológico do colo do útero (ou exame de Papanicolaou) possibilita o diagnóstico precoce, tanto das formas pré-cancerosas, como do câncer propriamente dito. No exame ginecológico rotineiro, além da coleta do citopatológico, é realizado o Teste de Schiller (coloca-se no colo do útero uma solução iodada) para detectar áreas não coradas, suspeitas. A colposcopia (exame em que se visualiza o colo do útero com lente de aumento de 10 vezes ou mais) auxilia na avaliação de lesões suspeitas ao exame rotineiro, e permite a realização de biópsia dirigida (coleta de pequena porção de colo do útero), fundamental para o diagnóstico de câncer.
Nas pacientes com diagnóstico firmado de câncer de colo do útero, é necessária a realização de exames complementares que ajudam a avaliar se a doença está restrita ou não ao colo do útero: cistoscopia, retossigmoidoscopia, urografia excretora e, em alguns casos, a ecografia transretal.

Quais são os tipos de câncer de colo do útero?
Existem dois tipos principais de câncer do colo de útero:
Carcinoma de células escamosas.
Adenocarcinoma cervical.

Como é realizado o estadiamento do câncer de colo do útero?
O estadiamento do câncer de colo do útero utiliza o sistema FIGO (International Federation of Gynecology and Obstetrics) e o sistema TNM da AJCC (American Joint Committee on Cancer) que são muito semelhantes. O sistema AJCC classifica o câncer do colo de útero com base em 3 fatores: extensão do tumor (T), se o câncer disseminou para os linfonodos (N) e se ele disseminou para locais distantes (M).
Este sistema classifica a doença em estágios de 0 a IV. O estadiamento é baseado em critérios clínicos, em vez de os achados cirúrgicos. Isto significa que a extensão da doença é avaliada por exame físico do médico e alguns outros exames realizados, tais como cistoscopia e proctoscopia. Não está baseado nos resultados na cirurgia.

Quais são os tratamentos para o câncer de colo do útero?
As principais opções de tratamento para o câncer do colo do útero são:
Cirurgia.
Radioterapia.
Quimioterapia.

Quais são os tipos de biópsia para o câncer de colo do útero?
Biópsia com Colposcópico - Neste tipo de biópsia, em primeiro lugar o colo do útero é examinado com um colposcópio para detectar as áreas anormais. Em seguida com auxílio de uma pinça de biópsia é removida uma pequena secção da área anormal sobre a superfície do colo do útero.
Curetagem Endocervical - Às vezes a zona de transformação não pode ser visualizada com o colposcópio. Neste caso, é realizada uma raspagem do endocervix através da inserção de uma cureta no canal do colo do útero. O tecido removido na curetagem é enviado para análise.
Biópsia em Cone - Neste procedimento, também conhecido como conização, o médico remove uma peça em forma de cone de tecido do colo do útero. A biópsia em cone pode também ser utilizada como tratamento para remover completamente muitas lesões pré-cancerosas e alguns cânceres incipientes.

Quais são os sintomas do câncer de colo do útero?
Os sintomas mais comuns do câncer de colo de útero são:
Sangramento vaginal anormal.
Sangramento menstrual mais longo que o habitual.
Secreção incomum vaginal, com um pouco de sangue.
Sangramento após a menopausa.
Sangramento após a relação sexual.
Dor durante a relação sexual.

Qual a idade que deve ser feita a primeira consulta ginecológica?
A primeira consulta poderá apenas ser de esclarecimento de dúvidas, sobre o funcionamento do sistema reprodutor feminino, os métodos contraceptivos e a necessidade do uso do preservativo como a única forma de se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis. Pode acontecer durante a adolescência e é fundamental que seja antes do início da vida sexual. Se não for realizada, é imprescindível realizá-la logo após a primeira relação sexual.

Com que regularidade se deve consultar um ginecologista?
Como rotina, uma vez por ano.

Fonte: Oncoguia

Nenhum comentário:

Postar um comentário