Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FIQUE POR DENTRO!!!

Muito sol e calor podem causar insolação e estragar as férias!
Além de fazer mal para beleza e saúde da pele, o calor e o sol intenso também podem causar insolação. Desidratação e queimadura da pele são os sintomas mais frequentes deste mal estar, além de dor de cabeça, tontura e febre. Casos mais graves podem causar inconsciência.
Nosso organismo tem mecanismos de defesa, como a sudorese. Quando a pessoa tem insolação, a temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar”, explica o dermatologista do Grupo Hospitalar Conceição, Paulo Andrade.

Período de férias escolares exige atenção redobrada!
Com a chegada do período de férias escolares, as crianças passam a ficar mais tempo dentro de casa e, com isso, é comum o aumento de acidentes. O perigo pode estar na escada, no tapete da sala, na tomada de luz, na caixa de medicamentos ou na panela em cima do fogão.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre os principais acidentes estão as quedas, seguidas por envenenamentos, sufocamentos e afogamentos. A coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva, faz um alerta a vigilância constante por parte dos pais e responsáveis. Marta afirma ainda: "A criança não tem esse conhecimento do risco. Então cabe a nós, adultos, pais, responsáveis, familiares, professores, cuidar das crianças. Tanto em casa como na creche ou numa escola. E mesmo na rua você tem que estar cuidadoso."
  
Previna-se contra a febre amarela antes de viajar!
Antes de fazer turismo em áreas de matas e florestas é preciso se vacinar contra o vírus da febre amarela 10 dias antes.
O período de férias está se aproximando e quem viaja para conhecer as regiões de matas, florestas e cachoeiras precisa estar vacinado contra a febre amarela. Apesar de a doença não existir na área urbana do Brasil, o vírus ainda circula em regiões silvestres. A imunização deve ser feita com um período de, pelo menos, dez dias antes da viagem.
"Macacos adoecem continuamente de febre amarela. A pessoa pode ser picada por um mosquito que picou recentemente um macaco contaminado e vir desenvolver a doença", explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Fonte: Portal da Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário