Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Janeiro, mês da conscientização do câncer do colo uterino

O CRIO (Centro Regional Integrado de Oncologia), lembra neste mês de janeiro sobre a conscientização do câncer do colo do útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente nas mulheres, a quarta causa de morte da população feminina no Brasil e tem uma estimativa de 15.590 novos casos em 2014.

Ao fazer uma consulta clínica, o médico fará perguntas sobre a paciente e familiares mais próximos, para saber relacionar os fatores de riscos do câncer do colo do útero. As alterações das células que remete o câncer podem ser encontradas pelo exame preventivo (conhecido como Papanicolaou), podendo ser feito outros exames, caso o médico achar necessário. Quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada com médicos especialistas no caso, o paciente têm praticamente 100% de chances de cura.

O CRIO tem atendido pacientes de todo o estado do Ceará, com casos de câncer do colo do útero. Em 2013 o centro recebeu em média quatrocentos e vinte pacientes para o tratamento. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer do colo do útero no Nordeste é 10,4%. Segundo Dr. Everardo Leite – Cirurgião Oncológico do CRIO, foram lançadas dois tipos de vacinas que são aplicadas na faixa etária de 9 a 12 anos de idade, fase que a mulher ainda não teve contato com o HPV, fator responsável pelo surgimento do câncer do colo do útero. Essas vacinas quadrivalente e bivalente já existem na rede privada e existe um projeto de tramitação no senado para ser aprovado. No Estado do Amazonas por lei as mulheres já tem direito as vacinas.


O CRIO tem toda a assistência necessária e completa, desde a prevenção ao tratamento do câncer. É considerado um dos maiores e mais bem equipados centros de tratamento de Câncer do Estado do Ceará, conta com uma completa equipe multidisciplinar. O Centro disponibiliza os seus diversos serviços para pacientes de convênios, particulares e provenientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Informações sobre o CRIO:
Referência em Oncologia no estado do Ceará, o Centro Regional Integrado de Oncologia- CRIO é um completo centro de assistência que atua desde a prevenção até o tratamento do câncer.

Sua fundação se deve, ao desejo de um grupo de médicos, que partilhavam a ideia de criar um Centro, onde o paciente pudesse usufruir de um tratamento interdisciplinar, com todos os recursos humanos e tecnológicos necessários para prevenir, confirmar, diagnosticar e tratar as neoplasias.  Assim nasceu o CRIO,em 1975, na cidade de fortaleza. Desde então, o centro não parou de crescer e se modernizar, sem deixar pra trás sua marca principal, a humanização. 

O corpo clínico é formado por 30 médicos que fazem mais de 7.500 atendimentos por mês. E para todo o trabalho o CRIO conta com a participação de mais de 120 colaboradores. Tem os mais diferentes serviços implantados e conta com uma completa equipe multidisciplinar de 21 profissionais, nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição e serviço social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário