Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de junho de 2015

10 Benefícios da caminhada

Como fazer para potencializar o benefícios da caminhada

 
Apesar do nosso foco ser quase 100% sobre a academia, musculação, suplementos para ganhar massa muscular e afins, qualquer tipo de exercício que ajude no processo também acaba sendo muito importante, e por isso vamos falar sobre a caminhada. Para quem não sabe, a caminhada é um dos melhores exercícios para quem pretende (e precisa!) perder peso, afinal, para quem está acima do peso, esse é o primeiro passo para depois então partir para o ganho de massa muscular.

Sendo assim, veremos então quais são os benefícios da caminhada e como fazer para potencializar ainda mais esses benefícios.
 
BENEFÍCIOS DA CAMINHADA
Existem vários benefícios da caminhada para o nosso corpo, alguns deles você nem imaginava. Vejamos então quais são eles:
  1. Melhora a circulação – Um estudo da USP de Ribeirão Preto detectou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício. Isso acontece pois durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.
  2. Pulmão – As vantagens da caminhada regular também chegam aos nossos pulmões com bastante força. As trocas gasosas ficam mais poderosas quando caminhamos com frequência.  Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
  3. Combate a osteoporose – O impacto que os nossos pés tem com o chão durante a caminhada faz com que os nossos ossos sejam beneficiados. A compressão dos ossos da perna, junto com a movimentação de todo o nosso esqueleto enquanto caminhamos faz com que exista mais estímulos elétricos nos ossos do corpo, chamados de piezelétrico.  Esse estímulo deixa mais fácil a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose.
  4. Afasta a depressão – Quando praticamos seja lá qual for o exercício, nosso corpo libera ainda mais um hormônio chamado de endorfina, que é responsável por nos das a sensação de alegria, relaxamento. Esse hormônio que é produzido pelo hipófise é muito importante. Depois de um tempo é necessário praticar o exercício com mais frequência, se tornando um círculo vicioso (que é muito bom)
  5. Melhor na autoestima – Um estudo realizado no Reino Unido detectou que o humor e autoestima das pessoas que fazem qualquer que seja a atividade ao ar livre, em locais com muito verde eram mais humorados e tinha a autoestima lá em cima. Já quem não o fazia tinha o efeito muito menor. Sendo assim, praticar uma boa caminhada ao ar livre tem suas vantagens quanto a usar a esteira.
  6. Saúde mental – Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Mas um estudo realizado nos EUA revelou que mais que isso, a caminhada é muito boa para retardar problemas relacionados ao cérebro, como perca de memória e atenção. Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral.
  7. Diminui a sonolência – Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como por exemplo a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores a prática de exercício, além de melhorar nosso sono durante a noite.
  8. Emagrece! – Como não poderia deixar de ser, essa aqui é o principal benefício da caminhada, ao menos é o mais famoso. Todos aqueles que pretendem ganhar massa muscular precisam primeiro emagrecer, e a caminhada é e sempre será uma bela maneira de atingir este objetivo. Quando praticamos academia já o fazemos na esteira, mas aos finais de semana onde não vamos a academia, seria interessante caminhar ao menos 30 minutos. E não para por ai, como a caminhada acelera nosso metabolismo, acabamos perdendo peso ainda depois da prática do exercício.
  9. Diminui a vontade de comer – Em mais um estudo, agora na Inglaterra, ficou provado que caminhar diminui a vontade de comer besteiras. Vários chocólatras ficaram sem comer o doce. Metade caminhou 15 minutos em uma esteira, a outra metade não. Os que caminharam tiveram a vontade de comer a guloseima quase instinta, provando que caminhar ajuda no combate a vontade de comer.
  10. Bom para diabéticos – A caminhada tem também uma enorme vantagem sobre aqueles que possuem diabetes. Caminhar estimula uma produção maior de insulina, substância que é responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo. Isso acontece pois a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.
PORQUE PRATICAR CAMINHADA?
Óbvio que somente com os 10 benefícios que listamos acima você já sabe a resposta para minha pergunta. Mas se ainda quer mais alguns motivos para praticar a caminhada, lá vamos nós:
  • Passe um tempo com sua família. Porque não os leva para passear no parque e junta o útil ao agradável? Ou que tal passear com seu cão?
  • É um esporte super barato. Você precisa de um tênis, um shorts e uma blusa. Caminhar não é por exemplo igual ao Surf, que é um esporte um pouco mais caro.
  • Seu corpo merece.
NA ESTEIRA OU AO AR LIVRE?
Um dos benefícios que listamos só ocorre quando caminhamos ao ar livre. Eu, por exemplo, faço nos dois. Durante a semana faço academia, sempre após o treino de musculação onde o metabolismo está mais acelerado. Durante o final de semana eu caminho da minha casa até a praia para surfar, o que dá cerca de 1,5 km (ida e volta).

Acho que se tiver a oportunidade é sempre bom caminhar ao ar livre. Você pensa na vida, decide muitas coisas, relaxa a mente e o corpo. Minha recomendação é variar.
 
Fonte: massamuscular

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário